sábado, 28 de maio de 2011

O Primeiro Reinado Brasileiro - A Abdicação de D. Pedro I

Com  o objetivo de neutralizar a oposição dos liberais radicais e dos moderadores do "partido brasileiro", D. Pedro I iniciou uma excursão pelas províncias do país acompanhado por uma pomposa comitiva. O primeiro destino do imperador foi Minas, em 1830, sendo recebido com frieza, com faixas de luto em protesto pelo asassinato do jornalista  Líbero Badaró. Irritado, D. Pedro retornou ao Rio de Janeiro.
Os portugueses que moravam no Rio de Janeiro, prepararam uma grande recepção para o imperador no dia 12 de março. Todo esse ato desagradou os brasileiros e na noite seguinte, brasileiros e portugueses entraram em conflito aberto. Dezenas de brasileiros invadiram o quarteirão português e jogaram em sua casas garrafas inteiras e em pedaços, onde esse epsódio ficou conhecido como Noite das Garrafas.
Com seu espaço político reduzido e tendo pela frente o projeto tentador de intervir na sucessão portuguesa. D. Pedro I abdicou em favor do filho, em 7 de abril de 1831. Isso significou uma vitória para o setores agrários, com as regências durante a menoridade do segundo imperador o "partido brasileiro" chegou  ao poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário