segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Primeiro Reinado Brasileiro - A Confederação do Equador


A dissolução da  Constituinte não provocou grandes reaçãoes nas províncias das regiões do Sudeste e Centro-Oeste, mas causou insatisfação nas demais. No Nordeste, emborrecidos com a forte crise na agricultura, a reação ao autoritarismo imperial se fez violenta com a eclosão, em 2 de julho 1824.
A causa para a deflagração do movimento foi a nomeação de um governador não-desejado para Pernambuco. A Confederação do Equador costuma ser considerada um prolongamento da Revolução Pernambucana em 1817, eram liberais radicais apoiados pela aristrocacia rural e propunham a organização de uma república tendo como modelo os do Estados Unidos. Conseguiram animar amplos setores, o que valeu para pernambuco o apoio do Ceará, da Paraiba e do Rio Grande do Norte.
A imprensa desempenhou um papel fundamentou para a divulgação das ideias revolúcionarias, o jornal "Liberdade na Guarita de Pernambuco", teve grande importancia para a difusão do movimento. 
Contudo,  a proibição do tráfico negreiro para Recife e o desligamento das massas populares acabaram afastando o levantamento a elite agrária. Um tribunal orientado por D. Pedro I, prendeu,  julgou e condenou à morte os princípais lideres da rebelião, entre eles estava o Frei Caneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário