segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Primeiro Reinado Brasileiro - A Constituição de 1824

Quando D. Pedro I tornou-se o imperador do Brasil, as elites que apoiaram a independência passaram a exigir uma nova constituição para o país. No entanto, não havia um consenso entre essas elites. Havia três tendências mais nítidas.
• Os Liberais: Defendiam a ideia de que o poder do monarca deveria ser  dividido com a Assembleia, para que desssa forma, ele não governasse sozinho.
• Os Conservadores: Ao contrário dos liberais, defediam o poder absoluto do monarca, inclusive sobre a Assembleia que deveria aceitar todas as suas decisões.
• Os Republicanos: Desejavam o fim da mornaquia e a proclamação da república, mas sua força política era muito pequena. Os republicanos só conseguiriam uma expressão política significativa no Período Regencial.
A possibilidade de haver um consenso entre liberais e conservadores era cada vez menor. Utilizando como pretesto um conflito ocorrido entre brasileiros e portugueses, D. Pedro I fechou a Assembleia e vários liberais foram presos. Mas para dar continuidade à elaboração da costituição D. Pedro I formou um conselho, com membros indicados por ele. O documento foi outorgado pelo imperador em 25 de março de 1824.

Nenhum comentário:

Postar um comentário