segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Primeiro Reinado Brasileiro - Um Príncipe em Leilão

O êxito da revolução liberal do porto, em 1820, agradou os brasileiros e a uma minoria de portugueses residentes no Brasill, que acreditavam ter chegado o momento de conquistar autonomia política e econômica. Em vez disso, a metrópole não concordou logo que chegou a portugal, D. João VI foi induzido, pelas cortes lusitanas e por pressões da Santa Aliança a decretar a revogação do título de Príncipe Regente concedido a D. Pedro I. Uma ordem das cortes portuguesas exigiam a volta imediata do príncipe para Portugal. 
Aristrocacia brasileira temendo perder os privilêgios recebidos manifestaram-se favoráveis ao não cumprimento das ordens de Lisboa. Durante esse período surgiram "dois partidos" um português e um brasileiros.
O "Partido Português" - Composto por comerciantes lusitanos, burocratas e pelo auto escalão do exercíto como objetivo do retorno de D. Pedro à Portugal e a implatação de medidas recolonizadoras.
O "Partido Brasileiro" - Composto por burocratas, comerciantes, grandes proprietários de terras, advvogados e investidores urbanos, nascidos no Brasil ou em Portugal. O objetivo → Pretendiam que fossem respeitada a igualdade política e jurídica concedida com a elevação do Brasil a Reino Unido em 1815. 
Os confrontos desses partidos não era só no Brasil, mas também em Lisboa.

Um comentário: