segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Primeiro Reinado Brasileiro - O Assentamento das bases do Império Brasileiro

O período que se seguiu a independência, foi marcado por grandes agitações políticas seguidas de lutas internas e externas referentes ao processo de consolidação da autonomia do país. No âmbito interno, enormes diferenças regionais dificultaram o surgimento da verdadeira ideia de nação no território brasileiro.
O estado brasileiro nasceu como uma forma de preservar as prerrogativas de um seguimento social elitilista, que viu na permanência da mornaquia uma maneira de ser livre de grupois mais exaltados e da ameaça, as elites logo procuravam estabelecer junto ao imperador um compromisso ou como uma transação para preservar suas vantagens sociais e econômicas.
Aliado ao grupo conservador, D. Pedro tomou medidas capazes de manter no Brasil  um "liberalismo" bem moderado, que garantisse a superioridade do monarca sobre os representantes da nação. Somente em 1825 Portugal reconheceu independência da sua ex-colônia, mediante uma indenização. 
A manutenção da unidade territorial foi outra questão importante para consolidar a independência do Brasil. Projetos mais radicais de independência  impucionados pelos republicanos e por grupos liberais avançados, como o de Gonçalves Ledo, ameaçava os projetos de D. Pedro I que foi coroado imperador em Dezembro de 1822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário